Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Casa dos Artistas - O lixo ganha espaço -- 27/11/2001 - 13:57 (André Gobbo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O lixo ganha espaço



Enquanto alguns tentam evoluir, há sempre aqueles retrógrados que fazem de tudo para que voltemos à estaca zero. Lamentavelmente podemos confirmar isso vendo os números do “sucesso” obtido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) após o início da exibição do programa “Casa dos Artistas”, o que julgam ser uma “novela real da televisão brasileira”.

Os números do Ibope já demonstram a aprovação da sociedade brasileira, deste tipo de programa que ganha espaço diário e, em horário nobre, entra nas residências fascinando pais e filhos.

Analisemos o conteúdo deste programa. Nenhum! E qual é a contribuição intelectual e cultural que o mesmo oferece aos telespectadores? Nenhuma! O que podemos ver através do mesmo é simplesmente um retrato da hipocrisia e mediocridade que rodeia os seres-humanos tidos como modernos, que buscam na televisão o estímulo para o sexo e o prazer.

Pergunto-me o que leva a maioria dos telespectadores trocarem os noticiários por um programa onde as câmeras monitoram a vida social e íntima dos atores e cantores? E então, perdido nesta busca infeliz, penso sobre o tipo de cultura o nosso povo está querendo?

Assistir, ao vivo, o namoro entre os artistas, o agarra-agarra no quarto diante dos outros participantes, as declarações de amor e até mesmo as brigas fúteis existentes, hoje é a moda destes brasileiros que durante o dia todo reclamam da situação do país, do desemprego, da fome, da precariedade da saúde e entre tantos outros problemas, e à noite, sentados confortavelmente na poltrona, hão de exalar toda a hipocrisia, entregando-se de corpo e alma neste jogo sujo, sem nenhum valor.

É claro que precisamos relaxar, procurar por alternativas que nos façam esquecer a loucura do dia-a-dia, mas entregar-se como fantoches às emissoras de televisão e seus artistas que se utilizam de corpos esculturais e da exposição da sensualidade para atrair o público é a mesma coisa que darmos o nosso voto para que a ignorância e o vazio vençam.

É claro que os críticos podem dizer que ninguém é obrigado a assistir esse ou aquele programa de televisão. Mas o que discuto no momento é justamente sobre os números de telespectadores que tal programa vem obtendo regularmente. Se a moda de hoje é a Casa dos Artistas é porque o público aprovou e quer continuar vendo diariamente tudo o que os seus ídolos fazem, como e com quem dormem, o que comem, entre outras coisas banais.

E então para onde estamos indo? Quais são os ideais deste público (a maioria dos telespectadores brasileiro) que aprova um programa com esse conteúdo? O que será dos nossos cidadãos que se deixam manipular por essas coisas banais onde o ridículo impera? Com certeza, se assim continuar, por muitas gerações a humanidade perdida vagará pela escuridão sem saber ao certo o que quer. Hoje apreciam todo o lixo cultural e desconhecem as belas e verdadeiras artes. Concertos, exposições, festivais, feiras e outros tantos meios que os verdadeiros artistas buscam para sobreviver são apreciados e valorizadores por poucos, no entanto, esse lixo que ganhou espaço nobre é a sensação do momento.

Porém, cada povo tem aquilo que merece e, no meio desta sociedade “livre”, precisamos apenas lamentar que a televisão ainda seja o espelho do nível cultural e intelectual deste povo e torcer para que os homens se tornem um pouco mais críticos e pensantes.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui